A ordenação é o nome dado à celebração religiosa para elevação hierárquica através de ordens sacras. É um dos sete sacramentos cristãos, segundo o Catolicismo. Os protestantes reconhecem-no como uma ordenança bíblica, mas não como sacramento.
(CIC 1597) O sacramento da Ordem é conferido pela imposição das mãos, seguida duma solene oração consacratória, que pede a Deus para o ordinando as graças do Espírito Santo, requeridas para o seu ministério. A ordenação imprime um caráter sacramental indelével.
Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco se prostrou no chão na frente do altar. O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. ... O rito faz parte da comemoração da Páscoa. "Tudo, nestes três dias, fala de misericórdia", resumiu.
O Rito de Ordenação ocorre dentro do contexto da Santa Missa. Depois de ter sido chamado para a frente e apresentado à assembleia, o candidato é questionado. Ele promete com diligência desempenhar as funções do sacerdócio, respeitando e obedecendo aos seus superiores religiosos.
O Sumo Pontífice (nosso papa) nomeia livremente os Bispos ou confirma os legitimamente eleitos. O núncio apostólico envia uma carta ao eleito, com cópia ao Metropolita da Região como de tradição, comunicando-o da nomeação.
O Matrimônio é considerado um sacramento de serviço justamente porque necessita de doação total daqueles que o receberam, assim como o Sacramento da Ordem.
O Sacramento da Ordem confere a missão de propagar a palavra de Deus, exercendo funções e ministérios eclesiásticos. Se refere ao culto de Deus e a salvação das almas, que são concedidos para quem recebe o caráter de ministro de Deus.
No Novo Testamento, ele é comparado a Jesus, de que é dito ser "segundo a ordem de Melquisedeque" (Epístola aos Hebreus). ... Ao nome Melquisedeque pode ainda ser atribuído o significado "Rei de Justiça" em função de ser uma possível junção de mais de uma palavra do idioma hebraico.
No Antigo Testamento os sacerdotes pertenciam a duas ordens. A primeira ordem era a tribo de Levi e a outra era a de Melquisedeque, a qual tem origem desconhecida. ... Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.