A hemiplegia é uma alteração neurológica em que ocorre paralisia em um dos lados do corpo — geralmente, consequência de paralisia cerebral, doenças infecciosas ou mesmo AVC.
Pode-se dividir as causas da hemiplegia em dois grupos:
Hemiplegia (Hemi- metade, -plegia paralisia) é a paralisia de metade sagital (esquerda ou direita) do corpo. É mais grave que hemiparesia que se refere apenas a dificuldade de movimentar metade do corpo.
Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.
), plegia (paralisia parcial de uma parte do corpo) e quadriplegia (paralisia dos membros superiores e...
É causada por danos a metade da medula espinhal, resultando em paralisia e perda de propriocepção no mesmo lado (ipsilateral) da lesão e perda da sensação de dor e temperatura no lado oposto (contralateral) da lesão. Doenças Desmielinizantes: Doenças que causam desmielinização no cérebro podem causar hemiplegia.
O AVC Hemorrágico é conhecido por ser o mais grave, porém acomete entre 10% e 15% dos pacientes. Ocorre quando há rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, provocando hemorragia. Tal sangramento degenera o tecido nervoso, levando a danos irreversíveis nos casos menos graves e até à morte, nos mais graves.
Paraplegia: paralisia dos membros inferiores. Triplegia: paralisia de três membros. Tetraplegia: paralisia dos quatro membros. Hemiplegia: paralisia dos membros de um lado do corpo (por exemplo, braço e perna do lado direito)
Definição: Perda grave ou completa da função motora em um lado do corpo. Esta afecção normalmente é causada por ENCEFALOPATIAS que estão localizadas no hemisfério cerebral oposto ao lado da fraqueza.
O encurtamento de pernas e braços, típico da doença e resultante da espasticidade severa, costuma comprometer a independência do enfermo. A melhoria da locomoção, com maior mobilidade tanto dos membros superiores quanto dos inferiores, neste caso, está entre os objetivos principais do tratamento.