Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula. ... Fórmula estrutural é uma das três formas de se representar um composto molecular (formado por ligações covalentes).
Fórmula estrutural plana ou de Couper é aquela que indica que tipo de ligação os átomos estão fazendo entre si. Essas ligações podem ser a simples, a dupla, a tripla e a dativa. Nesse modelo gráfico, as ligações são representadas por traço (-), que indica os pares eletrônicos e a ligação.
Fórmula Estrutural é o esquema que indica a estrutura, ou seja, a disposição dos átomos que compõem os elementos químicos, bem como a ligação entre eles. Ela pode ser representada de diferentes formas: plana, condensada ou eletrônica.
A fórmula estrutural plana é usada para representar as ligações covalentes entre os elementos que formam a molécula, sendo que cada ligação é simbolizada por um traço.
a) Molecular: é a representação mais simples e aponta apenas quantos átomos de cada elemento químico que constitui a molécula. ... c) Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço. Conhecida também como fórmula estrutural de Couper.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
C2H4 Etileno/Fórmula
Tricloreto de nitrogênio, também conhecido como tricloramina, é um composto químico polar, de geometria piramidal e com uma força intermolecular do tipo Dipolo-Dipolo com a fórmula NCl3.
Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão. Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.
C₄H₁₀ Butano/Fórmula