Intensidade (forte ou fraco): o som pode ser forte, como o de um galo cantando, ou fraco, como o de um pintinho piando. Duração (curto ou longo): o som pode ser longo como o canto de um passarinho, ou curto, como o coaxar do sapo. Timbre (sons diferentes): é o que nos faz diferenciar o que está produzindo o som.
Para toda figura de som há uma figura proporcional de silêncio. A duração se comporta organizando o pulso constante em métricas. As métricas mais comuns são a binária, ternária e quaternária.
Em música, altura é um aspecto sonoro que refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons (tom), onde as baixas frequências são percebidas como "sons graves" (tom grave ou baixo) e as mais altas como "sons agudos" (tom agudo ou alto). ...
A duração de cada uma destas figuras depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Em um compasso 4/4, por exemplo, a unidade de tempo é a semínima (1/4 de uma semibreve) e há 4 pulsos em cada compasso.
Compasso é uma fórmula expressa em fração que determina a regularidade do pulso. Existem várias fórmulas de compasso como as que seguem: Compasso simples é aquele em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso.
Resposta: A duração de cada uma destas figuras depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Em um compasso 4/4, por exemplo, a unidade de tempo é a semínima (1/4 de uma semibreve) e há 4 pulsos em cada compasso.
Elas nos indicam quanto tempo devemos emitir determinado som. As figuras de duração utilizadas atualmente são semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves.
Em música, altura refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons. As baixa sequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.