Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.
Por exemplo: ao ser agredido verbalmente, cabe ou não, entrar com uma ação contra o agressor. Esse é um direito subjetivo, é a forma que se entende se é ou não seu direito. O direito subjetivo só produzirá efeitos se for previsto pelo direito objetivo, nesse caso provem da lei, que assegura um processo legal..
A objetividade se baseia em um ponto de vista intersubjetivo, isto é, pode ser verificável por diferentes sujeitos. ... Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares.
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: "O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. ... Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.
Ao tratar a identidade individual, estaríamos falando de subjetividade, que diz respeito a um perfil individual ou um modo de ser, aos sentimentos e emoções de um indivíduo e seus traços característicos e morais, sem esquecer que não há subjetividade sem um aparato cultural que lhe sirva de guia.
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
Linguagem Objetiva é um estilo de escrita simples e eficiente que permite ao leitor entender facilmente o que está escrito.
Objetividade e subjetividade são palavras antônimas, ou seja, ambas significam o oposto da outra. Enquanto que a subjetividade se refere ao relativo e baseado na interpretação pessoa, a objetividade representa a ideia do que é rápido, direto e prático.
A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo.