Chapadas são formas de relevo de grande extensão espacial e localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Apesar de sua importância ecológica e econômica, elas carecem de uma conceituação científica clara e de consenso entre os pesquisadores brasileiros.
As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas. As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis.
Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. Esse tipo de relevo se formou em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Em geral, as chapadas têm mais de 500 metros de altura.
Cumeada de uma elevação; lomba.
Relevo é o nome que se dá a diversos tipos de variações e irregularidades que podem ser observadas na superfície terrestre. ... Em Geografia, relevo é o conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre.
As principais Chapadas são: dos Parecis, dos Veadeiros e Espigão Mestre, divisa entre as Bacias do Tocantins e do São Francisco.
Montanha – é uma forma de relevo que se caracteriza pela elevada altitude. Suas elevações geralmente possuem "altura" superior a 300 metros em relação à sua base. ... Colina, morro ou cerro – é caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave.
Excessivo; desmedido; precipitado.
Significado de Achatada O mesmo que: abatatada, acabrunhada, amassada, amolgada, aperreada, humilhada, oprimida, vexada.
O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.