Células somáticas (do grego σωματικός: sōmatikós, significado: corporal) são quaisquer células responsáveis pela formação de tecidos e órgãos em organismos multicelulares.
Células somáticas. As células somáticas são células diploides que formam todos os órgãos e tecidos do organismo. Em contraste, as células germinativas e as células estaminais não são células somáticas.
A Clonagem Reprodutiva é pretendida para produzir uma duplicata de um indivíduo existente. É utilizada a técnica chamada de Transferência Nuclear (TN): Baseia-se na remoção do núcleo de um óvulo e substituição por um outro núcleo de outra célula somática.
A única diferença no caso seria o uso de óvulos (que quando não fecundados são apenas uma célula) que permitiriam a produção de qualquer tecido no laboratório.
As células haploides possuem em seu núcleo celular somente um cromossomo de cada tipo. Uma das células haploides são os gametas (espermatozoides e ovócitos). Os espermatozoides, assim como os óvulos, também possuem 23 tipos diferentes de cromossomos. Por isso, nos humanos, os gametas são 23n.
Células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. ... De acordo com o número de células, os organismos podem ser unicelulares ou multicelulares.
MAS O QUE SÃO CÉLULAS SOMÁTICAS? ... No caso em questão, as células somáticas estão representadas pelos glóbulos brancos do sangue (leucócitos, linfócitos, neutrófilos, macrófagos...). São células de defesa que estão circulando via sanguínea por todo o organismo.
Na espécie humana, por exemplo, células ditas somáticas como as da pele, de um músculo ou de um hepatócito possuem ploidia 2n = 46, XY nos indivíduos do sexo masculino (sexo heterogamético) e 2n = 46, XX naqueles do sexo feminino (sexo homogamético).
Na natureza, a clonagem ocorre em processos como a reprodução assexuada, tanto de animais quanto de vegetais, bem como na formação de gêmeos idênticos (univitelinos). ... O embrião gerado será, portanto, um clone do doador, tendo o mesmo material genético. Esse foi o processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly.
Para fazer um clone, os cientistas transferem o DNA de uma célula somática de um animal para uma célula-ovo que teve seu núcleo e DNA removidos. O óvulo se desenvolve em um embrião que contém os mesmos genes do doador de células. Em seguida, o embrião é implantado no útero de uma fêmea adulta para crescer.