Significado de Despótico adjetivo Que faz referência a déspota, governante tirânico que usa do seu poder para governar de modo autoritário e antidemocrático: governo despótico. Que chefia, dirige ou controla de maneira autoritária; tirânico.
Despotismo (em grego: δεσπότης, 'mestre') é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto. O poder se estabelece sempre a uma entidade individual, sem se deixar confundir com uma autocracia onde o poder pode estar concentrado em um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc.
8 sinônimos de despotismo para 3 sentidos da palavra despotismo: 1 autoritarismo. 2 batelada, montão, enxurrada. 3 absolutismo, autocracia, ditadura, tirania.
Em Ciência política, é a rotulação dada aos sistemas políticos nos quais a maioria dita as regras, sem apelo por justiça ou equidade.
O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor). ... Mas há sempre um ponto em comum a todas essas variações: o poder detém a razão.
O chamado "despotismo esclarecido" é o termo mais comum utilizado para designar a prática dos monarcas que, apesar de reinarem de forma absoluta, ainda implementaram reformas político-econômicas baseadas nas ideias iluministas vigentes no período.
Para evitar o despotismo, garantir a liberdade proprietária, e "para que não se possa abusar do poder é preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder" (Montesquieu, 1973, livro 11, cap. 4.).
Significado de Déspota adjetivo Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; tirano, autoritário, antidemocrático. Que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor; despótico. Que se comporta de maneira tirânica para obter o poder completo; tirano.
Despotismo é uma forma de governo onde todo o poder está concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitrária. O despotismo é praticado por um déspota; um indivíduo que utiliza de seu poder para tiranizar e oprimir os que não seguem as suas normas.