Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ("jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Resposta: O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair.
Brincar é uma atividade que provoca um estado lúdico da mente. Por conseguinte, aprendizagem por meio do brincar é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes neste estado lúdico. "É a maneira mais surpreendente e criativa de aprendizagem", explica Diego.
O Brincar Imitação Através da imaginação e da fantasia, brincando, elas sentem prazer de se fazer parecer com os adultos e, aos poucos, hábitos, comportamentos e valores são verdadeiramente incorporados.
Segundo o dicionário, brincadeira é a ação de brincar, entreter, distrair, divertir . São jogos livres que têm o objetivo de encenar, substituir e utilizar objetos lúdicos. A diferença entre a brincadeira e outras atividades diárias é o seu caráter divertido e criativo.
São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, é o caso dos exemplos acima. Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo.