Conforme vimos acima, a maior diferença entre ambas é que a assinatura é normalmente escrita por extenso. Isto significa que a assinatura pode ser escrita para capturar o nome completo da pessoa. Por outro lado, as rubricas são constituídas apenas por, norma geral, a primeira letra de cada nome.
ex·ten·so |eis| ou |es| Longo, comprido, largo. Que se escreve sem abreviatura (ex.: escrevi por extenso Comunidade de Países de Língua Portuguesa e não CPLP). Que se escreve sem algarismos (ex.: a data está escrita por extenso). [Antigo] De maneira extensa (ex.: peço que me descrevam por extenso o que aconteceu).
Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.
Enquanto a rubrica é uma abreviação da assinatura do indivíduo, a assinatura costuma incluir todos os nomes da pessoa por extenso ou mesmo alguns nomes. Ela também é utilizada para identificar contratos e outros documentos pessoais, como a Carteira de Identidade.
Rubrica. A rubrica é uma forma abreviada da assinatura, também utilizada para se identificar. ... Assim como a assinatura, a rubrica pode ser registrada em cartório, a fim de garantir mais segurança aos registros.
Uma assinatura ou firma é uma marca ou escrito em algum documento que visa a dar-lhe validade ou identificar a sua autoria. ... A diferença está no fato dela ser usada para confirmar a validade de um documento eletrônico, muitas vezes transmitido pela internet ou por alguma rede de computadores.
Por exemplo: um, doze, quatorze, cem ou primeiro, décimo segundo, décimo quarto, centésimo....Números por extenso
24 ou Vinte e quatro.
Mas como criar uma rubrica? Geralmente utiliza-se aqui o primeiro nome ou as iniciais do nome e sobrenome. Usar as letras iniciais estilizadas é o mais comum. Assim, você pode experimentar vários formatos e escolher o que mais lhe agrada.