O almoço (do latim admorsu-, particípio passado de admordēre, "principiar a morder"), é a segunda refeição do dia que tradicionalmente ocorre por volta do meio-dia (entre o fim da manhã e o início da tarde).
al·mo·ço |ô| 1. Primeira refeição substancial, tomada geralmente a meio do dia, depois do pequeno-almoço .
SubstantivoEditarSingularPluralMasculinoalmoçoalmoços
Um "jantar" é uma refeição principal que é tomada ao meio-dia ou à noite; um "almoço" é uma refeição feita no meio do dia; enquanto uma 'ceia' é tomada à noite, como uma refeição leve ou informal.
O francês déjeuner designou originalmente tanto o desjejum, o atual café-da-manhã, como o almoço, que também na França mudou de horário, passando da primeira para a segunda refeição.
"Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
Jantar é sua versão mais elegante e culta. Empregado na situação errada, o vocábulo janta tem sem dúvida a capacidade de arquear sobrancelhas. Há ocasiões, porém, em que não só cai bem como pode até ser recomendável.
almoço. O plural pronuncia-se com vogal aberta: almoços /ó/.
É o sujeito(a) que se faz de inocente diante de uma situação conivente ou favorável a si próprio.
12h e 13h O almoço, de acordo com os resultados levantados pela pesquisa, deve ser entre 12h e 13h, sendo às 12h28m o horário ideal.