Ao se transformar em um AS, a organização passa a ter um ASN, Autonomous System Number ou Número de Sistema Autônomo - número que identifica o conjunto de IPs dos quais essa organização é dona -, que é crucial para identificar os sistemas e permitir as trocas de informações e rotas entre eles.
O ASN é um número de 16 bits ou 32 bits, alocado por um RIR ou NIR para Sistemas Autônomos, e que os identifica de forma única no sistema de roteamento BGP.
O serviço WHOIS fornecido pelo LACNIC permite realizar consultas de informação sobre os Números de Sistemas Autônomos (ASN) e os blocos de endereços IP alocados pelo LACNIC. Adicionalmente, permite obter informações associadas a esses recursos da Internet, como os dados das organizações e de seus pontos de contato.
ISPCategoriaTamanho/prefixosCusto inicial/RenovaçãoCategoria2X-LargeTamanho/prefixosIPv4: menor que 2/11 e/ou IPv6: menor que /24Custo inicial/Renovação R$ 325.000,00Categoria3X-LargeTamanho/prefixosIPv4: menor que 3/11Custo inicial/Renovação R$ 425.000,00
O que são Sistemas Autônomos? Os Sistemas Autônomos (AS) são redes ou conjuntos de redes sob uma gestão comum. Em outras palavras, são empresas que têm seus próprios prefixos de IP para gerenciar e trocar tráfego a partir de uma política comum que define regras de roteamento para a web.
Para se tornar um sistema autônomo, o provedor deve o provedor precisa ser multihomed (ter dois ou mais conexões independentes à internet ou então uma conexão com uma operadora e uma conexão a um PTT).
Quais são os tipos de Sistemas Autônomos?
Um endereço IPv6 é representado por 8 blocos de 16 bits cada um, separados pelo caracter dois pontos (:) .
Orientamos que acesse o site Registro.Br (https://registro.br/2/whois), e então digitar o endereço, a URL, no campo de pesquisa. Em seguida é só clicar em "Search"(Lupa). Orientamos que acesse o site WHOIS.IS (https://who.is/), e então digitar o endereço, a URL, no campo de pesquisa.
Para descobrir informações sobre o registro de um domínio, você precisa usar um serviço de Whois. É possível ter acesso ao nome do proprietário, servidores, email de contato, validade e outros dados. Você pode pesquisar informações sobre domínios brasileiros, por exemplo os .