1. Que denomina, que contém nomes. ... [ Gramática ] Nas línguas que têm declinações, caso que designa o sujeito ou o seu nome predicativo.
O caso nominativo é a forma habitual de certas categorias gramaticais, como substantivos, adjetivos, pronomes e, menos frequentemente, numerais e particípios, e às vezes não indica nenhuma relação especial do nome com outras categorias gramaticais.
Sendo assim, os casos do substantivo na língua latina são: ... NOMINATIVO: é o caso do sujeito e do predicativo do sujeito. É também o caso em que se anuncia um nome.
Função sintática de sujeito desempenhada por uma palavra (substantivo, adjetivo ou pronome) ou por um sintagma nominal, manifestada morfologicamente, em línguas com flexão casual (como o latim, o grego, o alemão moderno, etc.), por uma terminação ou desinência distintiva.
Significado de Nominativo adjetivo Que contém nomes, que denomina. Diz-se de um título que traz o nome do proprietário (por opos. a título ao portador). Gramática Nas línguas que têm declinações, caso que indica a função de sujeito da oração.
É o sujeito. Em latim, o sujeito vai para o nominativo. O nominativo é, então, o caso que indica a função sintática do sujeito.
O caso Nominativo é o sujeito de uma frase. Ele também está associado à alguns verbos, como "sein" ou "werden" como complemento: Das Essen schmeckt gut. Ich bin ein junger Mensch.
São seis os casos latinos: Nominativo é o caso correspondente ao "nome" da palavra; isto é, à sua declinação no dicionário. Declinamos no caso nominativo o sujeito da oração, que é a parte da oração sobre a qual o restante se refere, e o predicativo do sujeito, que atribui ao sujeito uma qualidade.