Significado: Em hebraico, significa "luz de Deus". É um dos arcanjos da cultura judaico-cristã.
O nome Uriel é mencionado em quatro passagens na Bíblia, todas no Livro de Crônicas, pertencente ao Velho Testamento. São dois os homens chamados Uriel presentes nas escrituras sagradas: um coatita que ajudou a levar a Arca da Aliança até Jerusalém e um gibeonita, pai de Maaca e avô de Abias, um dos reis de Judá.
Uriel (em hebraico: אוריאל, Uriʾel; no hebraico tiberiano: ʾÛrîʾēl; "Chama de Deus") é um dos arcanjos da tradição rabínica pós-exílio, bem como de algumas tradições cristãs.
Uriel era um anjo que serviu Anna Milton e Castiel em sua guarnição. Ele foi descrito por Castiel como um "especialista". Foi revelado em "Na Cabeça de um Alfinete", que Uriel era um agente duplo e um seguidor de Lúcifer . Ele foi posteriormente morto por Anna usando sua própria espada.
Uriel aparece na Bíblia como o Anjo que anunciou o dilúvio à Noé e que guiou Abraão para a Terra Prometida. Juntamente com Cristo, é a sexta Chama de Luz de Deus, é o que demonstra o amor incondicional e a devoção.
Uriel é um vilão na segunda temporada da série de televisão Lúcifer. Ele é o irmão mais novo de Lúcifer e Amenadiel é foi enviado à Terra para fazer cumprir o acordo que Lúcifer fez com seu pai, Deus.
UrielAfiliaçõesExército de Deus (antigamente), Exército de LúciferSituaçãoMortoPrimeira ApariçãoDia das BruxasÚltima ApariçãoDia das Bruxas
Salmo: 135 Salmo: 135. Nome do arcanjo: Uriel (chama de Deus). Sua principal missão é estabelecer a paz no coração dos homens.
Ó Anjo divino, ilumine minha alma e que eu possa com sua proteção curar todo o mal que me atrapalha e atrapalha a caminhada de meus irmãos. Dê-nos força e saúde para persistirmos com infinita vontade de praticar boas obras aos nossos irmãos e que juntos possamos curar e harmonizar todo o planeta. Amém."