Significado de Tapuio Indígena do Brasil, submetido aos brancos. Índio bravio. (AM) Índio manso ou mestiço de índio.
Tapuia é um termo de origem tupi que foi utilizado durante o período inicial de colonização do Brasil para designar todos os indígenas que não falavam o tupi antigo.
A palavra "tapuia" não designa uma etnia indígena, mas várias delas. Na época da colonização do Brasil, foram agrupados sob essa denominação os índios que não eram tupis. Assim, estão classificados como tapuias os indígenas dos grupos linguísticos macro-jê, caribe e aruaque, entre outros.
Os Tupis são apresentados como promissores à civilização, porque estão integrados às atividades coloniais, enquanto os Tapuias são mostrados como relutantes à civilização, ou seja, "um mal necessário" para os holandeses por ser aliados na guerra contra os Ibéricos.
Os tapuias são índios de pequena estatura que ocupavam a parte Leste do Brasil e a região central da América do Sul.
No trecho a Caçada, o índio é descrito como um herói. Possui habilidades como força e destreza. É bonito, másculo, esbelto, alto, musculoso, corajoso, calmo, estrategista, ágil, selvagem,forte.
Os tapuias são índios de pequena estatura que ocupavam a parte Leste do Brasil e a região central da América do Sul. ... Numa carta de um bandeirante, Domingos Jorge Velho, de 15 de julho de 1694, ao rei de Portugal, identifica o tapuia como "gentio bárbaro e comedor da carne humana".