Serial killer é uma expressão em inglês que significa "assassino em série", na tradução para a língua portuguesa. A principal característica de um serial killer é a sequência de assassinatos que comete, seguindo, por norma, um determinado roteiro estabelecido, assim como uma "assinatura", que caracteriza o seu crime.
Mas o que é um Serial Killer? A começar pelo nome, o termo Serial Killer começou a ser usado em na década de 1970 por Robert K. Ressler, um agente do FBI. ... Acreditava-se que o assassino nunca conhecia suas vítimas, por isso este nome.
A maioria dos casos é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Durante sua fuga, Lázaro invadiu propriedades rurais, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. Ele já tinha condenações por um homicídio cometido na Bahia e por um estupro no DF.
Na infância, nenhum aspecto isolado define a criança como um serial killer em potencial, mas a chamada "terrível tríade" parece estar presente no histórico de todos os serial killers: enurese em idade avançada, abuso sádico de animais ou de outras crianças, destruição de propriedade e piromania.
Assassinos em série de 15 ou mais vítimasNomePaísVítimas possíveisJaved IqbalPaquistão100+Gary RidgwayEstados Unidos71–90+Yang XinhaiChina67Andrei Chikatilo †União Soviética/Ucrânia56
Os seriados comumente eram acompanhados, enquanto veiculavam nos cinemas, pela mesma história em capítulos nos jornais. Por volta dos anos 1910, tinha-se o hábito, nos cinemas populares dos Estados Unidos, de passar os filmes importantes por partes de um rolo, o que pode ter incentivado o aparecimento do seriado.