Os animais que possuem celoma são denominados de celomados. O celoma chega a ocupar uma parte do espaço do tecido conjuntivo, que fica entre a epiderme e a gastroderme e no decorrer do desenvolvimento, o tecido conjuntivo é transferido para a periferia.
Celoma é uma cavidade corporal dos animais caracterizados como triblásticos e que se localiza no interior da mesoderme. O celoma surge no desenvolvimento embrionário e tem como principal função proporcionar espaço para alojar as vísceras dos animais. ... Os animais que têm essa cavidade são chamados de celomados.
Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= "falso") apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
Animais como os humanos têm uma cavidade ou celoma que é limitada pelo peritoneu. ... A mais importante vantagem da existência de um celoma é que os órgãos estão situados dentro de um invólucro flexível, no qual podem funcionar sem ter que resistir a pressões dos músculos circundantes.
Os animais acelomados, como os platelmintes, não possuem celoma; os animais pseudocelomados, como os nematodes, possuem um pseudoceloma; os animais celomados, como os anelídeos, possuem celoma.
A importância do celoma O celoma possui a função de proporcionar espaço para alojar as vísceras dos animais em desenvolvimento. Dessa forma, o tecido que reveste a cavidade confere sustentação aos órgãos e o fluido celômico protege esses órgãos de impactos.
O celoma é formado por camadas de tecido e é preenchido por ar ou água. Os tecidos que formam o celoma permitem que os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. O líquido presente na cavidade, além de proteger os órgãos internos de impactos, funciona como um esqueleto hidrostático em alguns invertebrados.
Animais dos filos Echinodermata (estrelas do mar, ouriços) e Chordata (vertebrados) são classificados como deuterostomados, ou seja, seu ânus foi originado a partir do blastóporo. Como resultado, a boca destes animais é formada posteriormente, na região dorsal do embrião (em lado oposto ao blastóporo).
Todos os cordados, moluscos, anelídeos e equinodermos possuem celoma.