Também chamado de packing list, o romaneio é um documento que lista todas as mercadorias que serão transportadas ou coletadas por um mesmo veículo. ... Seu grande objetivo é facilitar a identificação dos volumes presentes em um mesmo lote, o que é bastante útil tanto no embarque quanto no desembarque de mercadorias.
Quando o romaneio é retirado e as mercadorias são despachadas, a responsabilidade sobre os produtos é transferida para o motorista.
O romaneio de carga é o documento usado no transporte de produtos e tem como objetivo listar as informações dos pedidos que serão enviados. ... A geração do romaneio pode ser feita de forma simplificada, utilizando planilhas básicas, que contém informações suficientes para atender às necessidades da empresa.
O romaneio é um documento de fundamental importância para agilizar as operações, evitar erros e outros problemas que possam surgir durante o trajeto. Ademais, ele também é usado para o desembaraço aduaneiro no comércio internacional. Seu objetivo consiste em identificar qualquer produto dentro de um lote.
Quem pode emitir o romaneio de carga? Qualquer transportadora pode fazer o romaneio de carga. Em empresas de transporte menores, o checklist pode ser feito pelo integrante da equipe logística. Já no caso de transportadoras com alta demanda, o gestor logístico costuma ser o responsável por essa atividade.
Basicamente, qualquer pessoa pode fazer o romaneio de carga. Em empresas menores, é uma posição que pode ser adotada pelo dono ou por um funcionário que trabalhe com a área de despacho. Já numa empresa maior, com mais estrutura, faz bastante sentido que essa função seja desempenhada pelo gestor de frota.
Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque. ... Ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado volume.
Romaneio de carga nada mais é do que uma lista do que está sendo levado por um veículo. É uma relação dos volumes (como caixas, por exemplo) presentes em um caminhão, com a descrição de seu conteúdo.