Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.
Era o Renascimento, que revelou ao mundo muitos pensadores a artistas. ... E, enquanto o Humanismo era universalista, o Renascimento era revestido de cores nacionais e envolvia não só as letras, como as artes e as ciências.
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.
Renascimento: movimento artístico e cultural que teve origem na Península Itálica e se espalhou pela Europa durante os séculos XIV, XV , e XVI. Iluminismo: movimento filosófico e político, marcado pelo surgimento da filosofia moderna e da ciência a partir do final do século XVI e durante o século XVII.
A diferença principal entre o Trovadorismo (século XII e XIII) e o Humanismo (séculos XIV a XV) consiste no fato de que no humanismo o homem passou a ser mais crítico e menos sonhador, como no trovadorismo. No humanismo valorizavam-se mais as atitudes do homem.
Mas existem outros aspectos fundamentais que caracterizam este movimento, como a retomada de textos e valores clássicos. Conforme Abbagnano (2007), as bases fundamentais do Humanismo são: A totalidade do ser humano, isto é, homens e mulheres são compreendidos em sua plenitude (corpo e alma), sua liberdade e dignidade.
Pode-se dizer que o humanismo procura a transcendência do ser humano como espécie. Trata-se de uma doutrina antropocêntrica em que o homem é a medida de todas as coisas. A organização social, como tal, deve desenvolver-se a partir do bem-estar humano.