Para fazer isso, divida o número da frequência com que cada causa acontece pelo valor da soma das frequências de todos os motivos e depois multiplique o resultado por 100. Por exemplo, a soma total das frequências dos motivos que levam ao aumento dos acidentes de trabalho é de 205.
Segundo a regra 80/20 ou Princípio de Pareto, os 20% do seu esforço vão representar 80% dos seus resultados....Princípio de Pareto: O que é e como aplicar
O Diagrama Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação - benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.
Joseph Juran cunhou o termo "Gráfico de Pareto" no início da década de 90. O nome se originou do trabalho de Vilfredo Pareto (1848-1923), que foi pioneiro no esforço de enunciar uma lei de distribuição de rendimentos. Em essência, ele descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população.
O Princípio de Pareto, ou regra 80/20, é uma tendência que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas, podendo ser aplicado em várias outras relações de causa e efeito.
O 80/20 Aplicado Na Sua Vida Observe: 80% do tempo você está vestindo 20% das suas roupas; 20% dos seus professores te ensinaram 80% do que você aprendeu; 80% das conversas você tem com seus 20% melhores amigos.