Em geral, pensa-se erroneamente que os reflexos mostram o objeto de ponta-cabeça. Na verdade, eles são imagens em espelho, que, se a água estiver calma, podem mesmo revelar partes do objeto invisíveis, de outra forma, para o espectador.
Reflexos. Além desses dois evidentes tipos de sombras, também existem os reflexos produzidos pela luz que é projectada a partir das superfícies ou objectos vizinhos. Estes reflexos aclaram a sombra própria.
Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada. As formas arredondadas terão sombras refletidas do lado oposto ao da fonte de luz.
Imagine imagens no espelho no ângulo pelo qual são refletidas dependendo do "ponto de vista" do desenho; se está a 30° de distância do centro do espelho, as imagens espelhadas aparecerão num ângulo de 30° no reflexo.
Abra a imagem, clicando em "Arquivo" > "Abrir" ("File" > "Open"), ou use o atalho Ctrl+O; Passo 2. Defina a área que será refletida. Selecione a ferramenta Seleção Retangular ("Rectangular Marquee Tool").
Dente a ponta de seu lápis de lado e comece a sombrear sua água. Mantenha a área dentro do triângulo parcial levemente iluminada, já que essa área representa a região onde a luz da lua reflete. Use linhas onduladas para sombrear sua água.
A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada.
No que diz respeito às paisagens e aos retratos, o desenho realista também busca sempre mostrar as coisas realmente como elas são, sem "melhorar" nada, dando ao espectador a noção do que realmente estava ali, diante dos olhos do artista.
Com o triplus color em cinzento, desenhe uma segunda linha à esquerda de cada traço vertical, para criar uma sombra. Preencha os espaços com pontinhos com o pigment liner. Faça um gradiente de escuro para claro, colocando muitos pontos na metade superior das letras e muito poucos pontos na metade inferior.
Reproduzir os efeitos de luz e sombra em uma obra é uma das maneiras de conseguir dar o efeito de volume. Basicamente, a técnica luz e sombra, também chamada de sombreamento, é a junção de aspectos de contraste que transformam um desenho em uma obra tridimensional.