O estudo do comportamento organizacional é dividido em níveis. Os mais comuns são o individual e o grupal. No primeiro caso, a análise se concentra sobre o colaborador e seus objetivos, interesses, motivações, habilidades e competências profissionais, além de valores, percepções e atitudes.
Robbins (2002:6): "comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional." O autor contribui, com o estudo do ...
Chiavenato (2004, p. 280) define comportamento organizacional como o "estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas".
Já na visão de Chiavenato (1999), a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais.
O comportamento organizacional é um campo de estudo com referência em diferentes áreas, que procura prever, entender e explicar o comportamento humano nas organizações....Comportamento meso-organizacional
Basicamente, existem dois níveis de comportamento organizacional: o individual e o coletivo. Entenda melhor como funciona cada um desses níveis.
Adotando três níveis de análises - individual, grupal e organizacional, Robbins (1999) propôs um modelo básico para os estudos do CO, especificando quais variáveis seriam temas de interesse de cada um.
"O comportamento organizacional tem suas origens no final do ano 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
Adotando três níveis de análises - individual, grupal e organizacional, Robbins (1999) propôs um modelo básico para os estudos do CO, especificando quais variáveis seriam temas de interesse de cada um. ... Estes seriam os produtos da interdependência existente entre todas as variáveis incluídas nos três níveis de análises.
O comportamento organizacional estuda o impacto das relações entre os indivíduos, dentro de uma estrutura organizacional, no desempenho de cada indivíduo em suas atividades e nos resultados alcançados pela organização.