O receptor é um transdutor, o qual converte o estímulo em um sinal intracelular, que normalmente é uma mudança no potencial de membrana.
São todos sentidos que possuem seus receptores localizados em um único órgão. SENTIDOS SOMESTÉSICOS: são os sentidos gerais, ou seja, sensações que não estão focalizadas em um único órgão, estando distribuído pelo organismo como um todo. São elas: tato, propriocepção, dor e temperatura.
Somestesia (do latim soma, que quer dizer corpo e aesthesia, que significa sensibilidade) é a capacidade que seres humanos e animais têm de receber informações sobre as diferentes partes do seu corpo. ... O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático.
O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático: Sistema epicrítico ➢ É preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada. Sistema protopático ➢ É grosseiro, lento e impreciso.
A adaptação dos receptores fásicos permite filtrar ou ignorar informações sensitivas externas e nos concentrar em informações novas ou essenciais. A existência de dois tipos de receptores sensoriais, fásicos e tônicos é de essencial importância para a codificação do estímulo.
Nome do receptorEstimuloSensaçãoCorpúsculo de KrausePressãoPressãoCorpúsculo de PaciniVibração (150-300 Hz)VibraçãoTerminações livresEstímulos mecânicos, térmicos e químicos intensosDorCorpúsculo de MerkelEndentação estávelToque, Pressão
O sistema somatossensorial se espalha por todas as partes principais do corpo dos vertebrados. Consiste em receptores sensoriais e neurônios aferentes na periferia (pele, músculos e órgãos, por exemplo), até neurônios mais profundos no sistema nervoso central.
Ter a sensibilidade (= aesthesia) sobre as diferentes partes do corpo (= soma) significa estar dotado do sentido chamado somestesia. Esse sentido tem receptores sensoriais distribuídos não só na cabeça mas em todas as partes do corpo.
Submodalidades Termossensibilidade- Percepção da temperatura do ambiente e de objetos. Dor- Percepção de estímulos fortes e capazes de lesar o organismo.
Somestesia é, por definição, a capacidade que os animais têm de receber informações sobre as diferentes partes do seu próprio corpo. Para tal, a somestesia conta com diversas modalidades sensoriais, como tato, propriocepção, termossensibilidade, dor, dentre outros.