Substância com a capacidade de fixar iões metálicos, formando um complexo (quelato), solúvel e não tóxico. Os quelantes são utilizados no tratamento de intoxicações por metais.
Os quelantes atuam complexando e inativando íons metálicos, como Cálcio, Ferro, Cobre e Magnésio provenientes da água e/ou de matérias-primas da formulação. A presença desses íons metálicos pode ocasionar uma série de problemas às formulações cosméticas, em virtude das suas interações com algumas matérias-primas.
A quelação ocorre graças à propriedade química do EDTA (Ácido Etileno Diamino Tetra Acético) de pinçar ou "quelar" os metais tóxicos presentes na circulação sanguínea, transformando-os em compostos possíveis de serem eliminados pelos rins.
Complexo ou íon complexo é um tipo de composto formado pela reação de um ligante químico com um íon metálico central em que este íon coordena os ligantes ao seu redor.
Os agentes quelantes tem como finalidade a formação de quelatos, ou seja, formar complexos hidrossolúveis, onde íon metálico é envolvido por ligações covalentes do agente quelante. Exemplo: (HEDP Na2 + Ca+2), conhecido também como sequestrante de íons metálicos ou sequestrante de dureza.
Agentes quelantes
Os agentes quelantes tem como finalidade a formação de quelatos, ou seja, formar complexos hidrossolúveis, onde íon metálico é envolvido por ligações covalentes do agente quelante. ... Os principais íons metálicos dissolvidos na água, responsáveis pela dureza da água são: Cálcio (Ca2+)
A quelação, um tipo de prática biológica, representa uma reação química na qual determinadas moléculas se ligam a átomos de metal (por exemplo, cálcio, cobre, ferro ou chumbo). Os medicamentos quelantes, como o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), se ligam aos metais de modo que eles possam ser excretados do corpo.
A obtenção do quelato se dá após a hidrólise de uma fonte protéica e a exposição do elemento mineral ao hidrolisado resultando na formação de complexos íons metálicos quelatados (HYNE & KELLY, 1995).
Um complexo consiste num composto no qual moléculas ou iões formam ligações coordenadas com um catião metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou iões que se aglomeram à sua volta. Os complexos podem ser um ião positivo negativo ou uma molécula neutra. ...