No âmbito do Direito, fazer ajuizamento é levar a juízo, é submeter uma ação a um juiz, é o ato de protocolar uma ação na justiça para que seja apreciada e julgada por um juiz.
Que mostra ter juízo. 2. Sensato.
Ajuizamento significa que a dívida será cobrada na justiça. De imediato seu crédito pode ficar comprometido porque aparecerá esse apontamento em buscas elaboradas (como por exemplo crédito imobiliário).
A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. Ela parte do mesmo princípio da ação judicial, ou seja duas partes que discordam de um fato. ... Quem emprestou o dinheiro entende que só vai conseguir recebê-lo de volta se acionar a Justiça.
A partir do momento em que o devedor é inscrito em dívida ativa, ele fica sujeito a uma série de penalidades e restrições. Entre elas podemos citar: O devedor não terá a sua disposição a Certidão Negativa de Débitos. ... O devedor também terá a dívida ativa ajuizada, ou seja, a dívida será cobrada na justiça.
A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. ... Na negociação de dívida, o Juiz decide um prazo máximo de pagamento com o risco de você ter que dar algum dos seus bens para quitar a pendência.
Ao consultar o relatório de pendências no site do Serasa Consumidor, você consegue saber se existe alguma ação judicial no seu nome.
Caso você não pague o mínimo da fatura, esse valor cai no rotativo do cartão. ... Alguns bancos disponibilizam o parcelamento do valor. Aí se você não conseguir pagar as parcelas, seu nome pode ser negativado. A partir desta data, começa a contar o tempo para dívida caducar.
Caso você não consiga pagar a dívida durante o período estipulado, a Secretaria Municipal da Fazenda do município pode entrar com pedido para incluir o seu CPF no cadastro de dívida ativa da cidade. Agora, além de pagar o valor atrasado, poderão ser incluídas multas e juros ao valor original.