1. Estabelecimento de caridade para albergue de necessitados, recolher e educar crianças pobres, etc. 2. Hospício; recolhimento.
Significado de Asilo Refúgio, abrigo. Estabelecimento ou instituição de caridade que abriga crianças desvalidas ou idosos desamparados. [Antigo] Direito de asilo, o que outrora se reconhecia aos criminosos que se refugiavam nas igrejas.
É a proteção concedida pelo Estado a um indivíduo que nele ingresse ou busque tutela, por estar ameaçado de prisão ou por ter justo receio de sofrer ataques à sua integridade física ou moral, por razões de ordem ideológica, política, religiosa, sexual, cultural ou racial.
Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso, clínica geriátrica e ancionato. No Brasil, o asilo é formalmente conhecido como instituição de longa permanência de idosos (ILPI). No Ocidente, a história dos asilos está, em suas origens, ligada ao cristianismo.
Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas. Uma denominação, politicamente correta, para não dizer mais: asilo, abrigo, casa de repouso e outros espaços sociais destinados às pessoas idosas dependentes ou com comprometimento de sua autonomia e independência, incapazes de gerir a si e a seus bens.
Asilo trata-se de um local relacionado à proteção, educação, assistência ou abrigo a uma pessoa. ... Apesar de o nome estar ainda muito associado ao abando e a espaços com pouca infraestrutura, os asilos atuais possuem profissionais capacitados e parcerias que promovem a qualidade de vida dos abrigados.
Deus ordena que os israelitas não os maltratem (Êx 22, 21) – "O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito" – e não tirem vantagem deles (Dt 24, 14): "Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas ...
Asilo Político é uma instituição jurídica que visa a proteção a qualquer cidadão estrangeiro que se encontre perseguido em seu território por delitos políticos, convicções religiosas ou situações raciais.
Toda pessoa tem o direito de buscar e receber asilo em território estrangeiro, em caso de perseguição por delitos políticos ou comuns conexos com delitos políticos e de acordo com a legislação de cada Estado e com as convenções internacionais.