O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de construção da identidade de uma instituição de ensino. Ele serve para orientar a formulação de estratégias para o planejamento, o desenvolvimento, a avaliação e a gestão do órgão.
O Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, é uma das principais estratégias que uma empresa deve considerar para o desenvolvimento dos seus funcionários. Ele pode fazer parte de um plano mais abrangente voltado à gestão de pessoas, podendo integrar o processo de avaliação de desempenho, por exemplo.
Saber o que é PDI está na pauta de todo profissional de Recursos Humanos que deseja contribuir com o desenvolvimento da empresa. Trata-se da sigla para o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta utilizada para elevar o potencial dos colaboradores de uma organização de forma estratégica.
Como fazer um PDI?
PDI: plano de desenvolvimento individual do aluno na educação inclusiva. ... Ele visa orientar o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Por isso, torna-se uma ferramenta que contribui para garantir a acessibilidade na escola.
Como fazer um PDI: aprenda agora 7 passos práticos
Ao avaliar os pontos fortes e fracos do colaborador, teremos dados suficientes para mapear quais as competências são necessárias desenvolver. É necessário ter cuidado ao estabelecer os elementos de um PDI. Considerar apenas os pontos fracos no PDI pode levar o colaborador a se sentir excessivamente desconfortável.
A maior vantagem gerada pelo PDI é alinhar e organizar as expectativas profissionais e direcionar os colaboradores para uma carreira bem-sucedida. Essa relação de satisfação diz respeito ao prazer de exercer a profissão que deseja.
É possível criar um PDI para um semestre, um ano, cinco anos, etc. O importante é que as metas estipuladas sejam condizentes com o prazo. Além disso, é importante estipular as submetas também.