substantivo masculino [Brasil] Cesto de palha; balaio. Bentinho, amuleto.
O patuá tem raízes nas culturas e religiões de matrizes africanas. Tradicionalmente, são saquinhos que carregam a energia do axé e a força mágica do Orixá ou de qualquer outra entidade espiritual. Dependendo da finalidade do amuleto, pode conter diferentes componentes.
Faça um saquinho com um pedaço de pano vermelho. Escreva com caneta vermelha, em um pedaço de papel, o nome das pessoas que têm inveja de você. Coloque o papel e um dente de alho dentro do patuá e pingue uma gota de azeite sobre ele. Enterre o saquinho em um vaso de barro.
Em algumas tradições ligadas ao Islã, o patuá é feito de um pedaço de couro que fica pendurado no pescoço. Nele, há trechos do Alcorão. Voltando para o candomblé, nesse pedaço de tecido deve estar bordado o nome do Orixá, e dentro dele fica uma pequena porção de ervas que é específica para cada protetor.
Patuá é um amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé, feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá.
A palavra patuá possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, u. ... Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a um tipo de cesto feito com palhas.
Conheça 7 Amuletos Poderosos de Proteção Para sua Casa
9 amuletos de proteção contra mau-olhado e inveja
Prepare um saquinho com tecido vermelho e coloque uma semente de olho-de-cabra, encontrada em casas de artigos místicos, dentro dele. Feito isso, feche com uma linha vermelha. Carregue o patuá do dinheiro sempre com você e não deixe outras pessoas tocarem no amuleto. Se isso acontecer, faça todo o ritual novamente.
Ponha três raminhos de salsa, três de hortelã e uma cabeça de alho em um tecido branco. Em seguida, amarre com um fio como se estivesse fazendo uma 'trouxinha'. Dê três nós e, depois, diga em voz alta: "Dê-me força e prosperidade. Que assim seja." Carregue o amuleto para todos os lugares que achar necessário.