São lesões polipoides dentro do ducto mamário. Geralmente acometem mulheres em perimenopausa e os sintomas mais frequentes são descargas papilares sanguinolentas, serosas ou serossanguinolentas. Na US revela-se como um nódulo hipoecoico sólido, arredondado ou lobulado, mas pode ter ecogenicidade variável.
Nódulo hipoecogênico no útero Miomas são tumores comuns no útero. Eles aparecem como massas hipoecoicas em um ultrassom. Esses tumores benignos podem ocorrer em quase 70% das mulheres com a idade de 50 anos.
O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
O mioma uterino (fibróide, leiomioma ou fibromioma) é uma doença benigna do útero que consiste no crescimento exagerado das células do miométrio (parede do útero). O crescimento destas células ocorre de forma delimitada dando o aspeto de nódulo aos miomas, sendo frequentemente descritos como nódulos miomatosos.
A maioria dos nódulos benignos, enquanto pequenos, não apresenta sintomas nem prejudicam as funções do fígado. Porém, nódulos maiores podem causar dor no abdômen, náuseas, vômitos e alterar o apetite, além do risco de sangramentos. O paciente deverá fazer o acompanhamento médico regular.