O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
Grande número de fibras esqueléticas agrupam-se em feixes, e associadas ao tecido conjuntivo formam os músculos estriados esqueléticos. São assim chamados porque unem-se aos ossos, como os músculos das pernas, dos braços, do tronco e da face.
As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas. A ausência dessas estrias ocorre porque os filamentos de actina e miosina não se organizam seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras células musculares.
O músculo estriado esquelético é constituído por células alongadas, com µm de diâmetro e 30 cm de comprimento. Essas células são formadas pela fusão de células precursoras denominadas miócitos, sendo, por isso, multinucleadas.
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
O tecido muscular estriado cardíaco é composto por células alongadas e ramificadas que apresentam estriações transversais, como no tecido muscular estriado esquelético. Entretanto, ao contrário deste último, essas células apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra muscular.
Os miócitos musculares esqueléticos são cilíndricos, multinucleados, com núcleos periféricos e muito longos (de muitos centímetros), contendo um grande número de filamentos de actina e miosina, que observados ao microscópio, formarão as estrias transversais, típica dos músculos estriados, como já mencionado.
A contração dos músculos lisos é geralmente involuntária, ao contrário da contração dos músculos esqueléticos, que está sob o controle da vontade.
O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.