Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.
b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas. Quando o agonista contrai-se, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. Ex: no exemplo anterior, o antagonista é o tríceps braquial.
Olá! O antagonismo está presente na movimentação de todos os músculos do corpo. ... Enquanto o bíceps realiza a flexão do cotovelo, o tríceps realiza a extensão, compreendendo o movimento exatamente oposto, ou seja, o bíceps atua como músculo agonista (na direção do movimento a ser realizado).
a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial.
O tecido muscular não estriado apresenta contração involuntária, não vigorosa como observado nos outros tecidos. A contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Esse tecido é encontrado formando as paredes de vários órgãos internos, tais como as do trato digestório, da bexiga e até mesmo das artérias.
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente, o músculo sinergista é auxiliar ao movimento, e também existe mais de um músculo sinergista em um movimento articular.
Para profissionais de educação física, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.