O lide é um elemento fundamental para a funcionalidade do texto jornalístico, que expressa a função das linhas iniciais de uma matéria, no intuito de atrair e conduzir o leitor aos demais parágrafos.
substantivo masculino Texto breve e jornalístico que apresenta resumidamente os assuntos ou destaca o mais importante numa matéria.
O termo lide remete a ideia de pretensão resistida. Em outros termos, significa que o autor, acreditando ter tido um direito violando, ou na ameaça de ter esse direito violado, passa a fazer jus à pretensão que é exercida por meio da ação, instrumentalizada em um processo, que se inicia com uma petição inicial.
1. Trabalho daqueles cuja atividade, não remunerada, é cuidar do lar, como as mães, esposas, etc.
substantivo masculino Trecho curto composto em tamanho menor e inserido no meio do título de uma matéria jornalística; entretítulo. Etimologia (origem da palavra intertítulo). Inter + título.
2 demanda, litígio, pleito, pendência, contenda, questão. Exemplo: Esta lide judicial ainda não foi resolvida.
Lide, na concepção mais clássica (Carnelutti), corresponde a um conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida. ... A Lide se estabelece entre dois sujeitos, titulares de interesses contrários, uma a pretender subordinar o interesse do outro ao próprio e outro a opor resistência a essa pretensão.
São elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. A expressão utilizada deixa claro, desde logo, que há elementos da ação que não as identificam, como o "interesse de agir".
slide substantivo