1. Mamífero, proboscídeo fóssil, parecido com o elefante, mas de tamanho quase duplo, e com dois incisivos alongados, vulgarmente chamados defesas, no maxilar superior e outros dois mais curtos no inferior.
Características físicas Os mastodontes eram menores que os elefantes atuais, porém mais robustos. As pernas eram mais curtas, maciças, parecidas com pilares. Sua pele era coberta por pelos longos, de cor castanho-avermelhada. Em comparação, a maioria das espécies de mamute era quase do mesmo tamanho que os elefantes.
Os mastodontes tinham estatura menor, mas um corpo mais forte que o dos mamutes, além de ossos mais grossos e presas de formato diferente. Na América do Norte, os mastodontes viviam lado a lado com os mamutes, porque tinham dietas diferentes entre si e não competiam por alimento. ... Esta é a presa de um mamute.
De extinção em extinção até à extinção final do mastodonte americano. Ao voltar a datar fósseis de mastodonte, uma equipa de cientistas descobriu que na zona do Alasca foi o frio que causou o desaparecimento deste mamífero há mais de 50.000 anos.
Mastodonte - Stegomastodon waringi Onde habitava: região central do Brasil, entre os estados da Bahia e do Paraná. Em que época existiu: 10 mil anos atrás (com base nos fósseis mais recentes).
O animal pesava cerca de 1 tonelada, três vezes mais que uma anta, atualmente o maior mamífero da América do Sul, e tinha pernas semelhantes às dos lhamas. O corpo era robusto como o de um cavalo e alcançava 3 metros, incluindo o pescoço e a cabeça.
Mastodonte - Stegomastodon waringi Dimensões: até 5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Peso: até 3,5 mil quilos. Espécies de parentesco próximo: mamutes (também extintos) e elefantes asiáticos.
O mamute é um animal que já foi extinto e pertencia ao gênero Mammuthus e à família Elephantidae que incluía os proboscídeos. ... Os elefantes diferenciam-se dos mamutes, pois os mamutes tinham o corpo coberto por pelos. Além disso, os elefantes são ligeiramente menores que os mamutes.
O mamute é um animal extinto que pertenceu ao gênero Mammuthus e à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo.
11 mil anos atrás Os mastodontes (do grego Mastodon) são proboscídeos pré-históricos da família mammutidae membros do gênero mammut, distantemente relacionados com os elefantes, que habitavam a América do Norte e central do mioceno até a sua extinção no final do pleistoceno entre 10 mil e 11 mil anos atrás.