Leito de estiagem ou Leito menor - corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante a época de estiagem.
O leito menor é considerado como sendo o leito do rio propriamente dito, por ser bem encaixado e delimitado, caracterizando-se também como a área de ocupação da água em época de cheia. Denominado também como planície de inundação, é nessa área que ocorrem as cheias mais elevadas, denominadas enchentes.
LEITO MAIOR: corresponde ao leito menor mais a planície de inundação, sendo ocupado nas épocas de inundações.
Leito de vazante: equivale à parte do canal ocupada durante o escoamento das águas de vazante. ... Dependendo do tempo ocorrido entre as subidas das águas, é possível haver a fixação e o crescimento da vegetação herbácea. Leito maior excepcional: é ocupado durante as grandes cheias, no decorrer das enchentes.
Leito de inundação ou leito maior do rio é o espaço do vale que é inundável em época de cheias. ... Leito de estiagem ou Leito menor do rio corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante a época de estiagem.
4.2 - LEITO NATURAL – LEN Rodovia construída em primeira abertura, em terreno natural, sem atendimento às normas, podendo eventualmente receber revestimento primário.
Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é, é o caminho que o rio percorre; ... Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio; Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d'água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Existem três tipos de leito, conforme o caudal que o rio apresenta: A – Leito de estiagem: onde corre o rio nos períodos mais secos do ano; B – Leito normal: onde corre o rio normalmente; C – Leito de cheia: onde corre o rio nos períodos mais chuvosos do ano.
inundações sazonais são características de muitos rios tropicais, embora poucos comparam com os chamados igapo (pântano florestal) e várzeas (florestas inundadas)da Bacia do rio Amazonas, onde grandes extensões de floresta tropical são inundadas com profundidades de 40 pés durante inundações sazonais .