Significa que em uma neoplasia que surgiu em outro local provavelmente se espalhou para a adrenal.
Os tumores secundários são os detectados após o diagnóstico de células malignas em órgãos e tecidos diferentes, podendo ser próximas ou não, são conhecidos por metástase. As células do tumor maligno inicial migram pela corrente sanguínea ou sistema linfático e atingem outros tecidos e órgãos.
As áreas dos ossos onde isso ocorre são chamadas osteoblásticas ou lesões blásticas. Embora estas áreas blásticas sejam mais rígidas, a estrutura do osso é anormal e essas áreas fraturam mais facilmente do que o osso normal.
A infiltração da medula óssea pode causar um quadro semelhante, o qual pode ser chamado de mielofibrose secundária, doença infiltrativa da medula óssea, síndrome mieloftísica (SMF) ou mieloftise.
👉As metástases ósseas são tipos de câncer que acometem os ossos e que se originaram em outros locais do organismo, ou seja, as células cancerígenas se espalham de seu local original e atingem o osso. Elas são chamadas de lesões secundárias , e o câncer que originou estas metástases é chamado de tumor primário.
O implante neoplásico em ferida operatória é complicação cujo percentual de ocorrência relatado na literatura é variável, porém configura alta morbidade e grande dificuldade terapêutica. A proteção da ferida operatória é um dos princípios de cirurgia oncológica recomendados, entretanto pouco estudado.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado). O tipo secundário é mais frequentemente decorrente de um tumor maligno no intestino grosso ou no reto.
O aumento da atividade osteoblástica é refletido nos níveis elevados da fosfatase alcalina (FA) total sérica ou de sua isoenzima óssea. O grau de elevação destes marcadores pode indicar a extensão da doença (monostótica ou poliostótica, envolvimento ou não do crânio) ou a severidade do acometimento ósseo.
Envolvimento osteoblastico significa que ha evidencia de uma lesão no osso. O termo secundário mostram que não é uma problema oriundo do osso, mas indo para la. Este achado, habitualmente, é compatível com metastases ósseas.