[Brasil] Saliência na parte anterior do pescoço formada pela cartilagem tiróide . ... [Brasil] Garganta.
1 difteria, gosma.
A proeminência laríngea, popularmente conhecida como pomo-de-adão, maçã-de-adão ou gogó, é uma saliência da cartilagem tireóide, existente abaixo do osso hioide, junto à laringe, no pescoço humano, um dos órgãos envolvidos no processo de fala.
Diz-se das aves que têm o pescoço sem penas.
Esse crescimento é determinado por hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Como esses hormônios, em geral, só são encontrados em grande quantidade no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas estes apresentam o pomo. "O tamanho vai depender do tipo físico da pessoa.
Na mulher, o pomo-de-adão – ou alguma estrutura que se pareça com ele – pode ser visível por várias razões. Entre as mais comuns para que isso aconteça estão herança genética, irregularidades anatômicas e disfunções hormonais.
Quem cunhou o termo pomo-de-adão, também conhecido por maçã-de-adão ou apenas gogó, esqueceu de considerar Eva. A esposa do personagem bíblico Adão, além de ter comido com ele o fruto proibido —daí a referência do nome—, por ser mulher também teria, visível ou não, essa saliência na parte anterior do pescoço.
O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
Causada pela bactéria Haemophilus paragallinarum, tem nas galinhas suas hospedeiras primárias, podendo atacar, também, outras aves, como os faisões, capotes e peruas, atingindo todas as idades.