A palavra é de origem grega e significa "medida da terra". Foi na Grécia que a geometria se desenvolveu como uma forma de conhecimento organizada, sem a preocupação de ter aplicações úteis.
Ao longo da história da Geometria, que se constituiu como ciência organizada na Grécia Antiga, destacaram-se geômetras como Arquimedes, Descartes, Tales de Mileto, Euclides (considerado o pai da Geometria), entre outros.
Euclides foi um matemático de Alexandria, no Egito. É chamado o pai da Geometria. Escreveu o livro "Elementos de Euclides". Foi professor de Matemática na Escola Real de Alexandria, no Egito.
Embora os matemáticos islâmicos sejam mais famosos por seu trabalho em álgebra, teoria dos números e sistemas de numeração, eles também fizeram contribuições consideráveis à geometria, trigonometria e astronomia matemática, e foram responsáveis pelo desenvolvimento da geometria algébrica.
No século VI a.C., os gregos já estavam estudando esses conhecimentos e iniciando a geometria que hoje conhecemos. ... Naquela época, o matemático Euclides apresentou as ideias iniciais de formas geométricas idealizadas, como circunferências e quadrados.
As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 19: o construtivismo russo, a experiência da Bauhaus, o suprematismo de Kazimir Malevich e o neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg.
O aparecimento de uma ciência formal acerca da geometria é pelo menos tão antiga quanto o grego Tales de Mileto, que viveu no século VI a.C. Tales teria importado do Egito os conhecimentos acerca de geometria. Tales é considerado o primeiro matemático a usar a dedução.
No século 5, ela foi trazida pelo filósofo Tales de Mileto para a Grécia, ganhando embasamento teórico fundamentado na razão, graças a Euclides de Alexandria, que reuniu em seu tratado "Os Elementos de Euclides" os cinco postulados geométricos que são ensinados até hoje nas escolas.
René Descartes Plano cartesiano é um método criado pelo filósofo e matemático francês, René Descartes. Trata-se de dois eixos perpendiculares que pertencem a um plano em comum. Descartes criou esse sistema de coordenadas para demostrar a localização de alguns pontos no espaço.