O lançamento de um dado e de uma moeda são considerados exemplos de experimentos aleatórios, no caso dos dados podemos ter seis resultados diferentes {1, 2, 3, 4, 5, 6} e no lançamento da moeda, dois {cara, coroa}. ...
Um experimento aleatório é quando repetimos várias vezes procedimentos semelhantes, mas eles apresentam resultados imprevisíveis.
O espaço amostral, denotado pela letra S , é o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório.
Dado um experimento aleatório, calculamos a chance de um determinado evento ocorrer, essa probabilidade é dada pela razão entre o número de elementos do meu conjunto evento, ou seja, o número de casos favoráveis sobre o número de elementos no meu espaço amostral, ou seja, o número de casos possíveis.
Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos. Se tomarmos um determinado sólido, sabemos que a uma certa temperatura haverá a passagem para o estado líquido. Esse exemplo caracteriza um fenômeno determinístico.
Resposta: Entendemos por experimento aleatório os fenômenos que, quando repetidos inúmeras vezes em processos semelhantes, possuem resultados imprevisíveis.
O espaço amostral (Ω) é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Em outras palavras, é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento.
O lançamento de um dado e de uma moeda são considerados exemplos de experimentos aleatórios, no caso dos dados podemos ter seis resultados diferentes {1, 2, 3, 4, 5, 6} e no lançamento da moeda, dois {cara, coroa}. ... Essas situações envolvem resultados impossíveis de prever.
Espaço amostral é a união de todos os eventos possíveis. Vamos analisar a seguinte situação: Em um sorteio, existem bolas enumeradas de 1 a 15 localizadas em uma urna. Supondo que uma pessoa retire da urna, ao acaso, uma bola qualquer, vamos determinar a probabilidade dessa bola representar o número 6.