Em um instrumento de medida, fundo de escala é o valor máximo que ele pode medir sem ser danificado. Por exemplo, é a maior indicação ou deflexão de um ponteiro que um instrumento analógico como um galvanômetro pode indicar.
Exemplo: Um voltímetro que possui erro de 5% de fundo de escala está sendo utilizado na escala de 1000V, para medir uma tensão de 220V. Qual é o erro da medida? 5% do fundo de escala=5% de 1000V = ±50V. Logo, a medida será V=(220±50V) ou ainda V=220±23%.
O valor máximo da corrente que um galvanômetro pode medir é chamado de corrente de fundo de escala (IFE) e corresponde à deflexão máxima da agulha sobre a escala (daí o nome). ... A medida de tensão é feita multiplicando-se a corrente medida pela resistência do galvanômetro, UG = RGIG.
Para mudar o fundo de escala, o que podemos fazer é alterar a corrente do instrumento ligando um shunt, conforme mostra a figura 5.
A escala é um elemento importante nos instrumentos analógicos, já que é sobre ela que são feitas as leituras. Entre suas muitas características podem-se ressaltar as seguintes: Fundo de escala ou calibre: o máximo valor que determinado instrumento é capaz de medir sem correr o risco de danos.
Conjunto de valores compreendidos entre duas indicações extremas arredondadas ou aproximadas, obtido com um posicionamento particular dos comandos dum instrumento de medição ou sistema de medição e utilizado para designar este posicionamento.
Para construir um voltímetro que meça até UT, sendo UT > UGM deveremos colocar em série com o Galvanômetro um resistor RM ( multiplicador ) como na Fig1b, de forma que : UT = ( RM + RiG ). IGM daí tiramos : UT é o novo fim de escala, RiG é a resistência interna do Galvanômetro e IGM é o fim de escala do Galvanômetro.
Para você medir tensões de até 3V (quando a corrente de fundo de escala do galvanômetro estiver marcando 10mA, na realidade estará marcando 3V), você deveassociar em série uma resistência multiplicadora de 200Ω de modo que ele se transforme num voltímetro que indique entre 0 e 3V — provando U=RG.
A tensão de fundo de escala (correspondente ao valor máximo de resistência) na maioria dos casos é de 200 mV, exceto na escala específica para medeir diodos de junção ( ) que é de 2 V, de modo a polarizar adequadamente a junção semicondutora.
Observe que a escala é colocada na direção oposta do convencional. Isso é, o valor da resistência aumenta da direita para a esquerda. Quando os terminais estão interligados diretamente entre si, a resistência deve ser zero.