Prescritiva x Descritiva Gramática tradicional, normativa, ou prescritiva são termos sinônimos. Como o próprio nome define, a gramática prescritiva é uma tentativa de estabelecer um ordenamento lógico em um determinado idioma e definir normas que vão determinar o que é apropriado no uso desse idioma.
As leis prescritivas (ou proscritivas) são normas que regulam a conduta dos agentes por eles afetados, indicando o que é obrigatório e o que é proibido, o que deve ser feito e o que não pode ser feito.
A principal diferença entre gramática descritiva e prescritiva é que o A gramática descritiva descreve como a linguagem é usada, enquanto a gramática prescritiva explica como a linguagem deve ser usada pelos falantes.
Para a prescritiva, a frase "Este é o bolo de que eu gosto" é correta e a frase "Este é o bolo que eu gosto" é errada. Já a descritiva, reconhece as duas colocações.
Texto Injuntivo e Prescritivo Para esse grupo de estudiosos, um texto injuntivo pode ser um manual de instruções ou uma receita, enquanto os textos prescritivos asseguram um tipo de atitude coercitiva, por exemplo, os editais dos concursos, contratos e leis.
OU GRAMÁTICA DESCRITIVA? É o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre seus falantes. Diferente da Gramática Normativa que analisa as regras da língua, a Gramática Descritiva estuda a língua escrita e falada, independente da formalidade.
Gramaticalidade é a característica da língua que possibilita um falante compreender o outro que compartilhe das mesmas correlações entre significados e seqüências de sons.
adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas. Que faz uma enumeração de modo organizado: teoria descritiva.
12.As normas sancionadoras são as chamadas por Kelsen de normas primárias, dada a importância com que Kelsen trata a sanção no Direito.