O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...
Como apurar o custo no Custeio ABC? O sistema do Custeio ABC identifica custos indiretos, levando em conta todas as atividades, porém considerando cada uma delas de forma específica. Assim, o sistema de Custeio ABC ordena as atividades que "sugam" mais recursos da empresa.
Vantagens e desvantagens do Custeio ABC Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão; Menor necessidade de rateios arbitrários; Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos; Identifica o custo de cada atividade pelos custos totais.
O direcionador de custos, no popular da controladoria chamados de "driver de custeio", pode ser definido como uma transação que determina a quantidade de trabalho aplicada em uma atividade para saber o seu custo, assim como a quantidade de atividade usada para a produção de um produto ou a entrega de um serviço.
Finalidade do Método de Custeio ABC O ABC tem como finalidade, apropriar o custo às atividades, e posteriormente, apropriá-las aos produtos, de acordo com o uso que cada produto faz dessas atividades. Assim, o sistema ABC tem como centro de interesse, os custos indiretos e sua atribuição aos produtos ou serviços.
Para facilitar a implementação, recomenda-se seguir as seguintes etapas:
O custeio por absorção considera todos os custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Exige algum critério para o rateio do custo entre os produtos, podendo ser levado em consideração o volume de produção, o tempo investido para cada produto ou até mesmo a proporção de custo variável das mercadorias.
Como desvantagem apresenta-se a não obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.
O SISTEMA DE CUSTOS ABC (Figura 2). As decisões que são afetadas por essas informações incluem a introdução de novos produtos e/ou serviços, o seu apreçamento, o abandono de produtos e/ou serviços existentes e a identificação de oportunidades de melhoria na produtividade.
Os direcionadores de custos são as bases utilizadas para apropriar os custos dos recursos consumidos na empresa (salários, telefone, etc.) às atividades desempenhadas e das atividades aos produtos que se pretende custear.