Dilema clássico O dilema normalmente não envolve uma crise ética ou moral, mas a vida da pessoa ou do personagem pode mudar como resultado de sua decisão. Alguns exemplos de dilemas clássicos incluem: Decidir para onde jantar no primeiro encontro. Incerteza sobre qual oferta de emprego levar.
Significado de Dilema [Lógica] Raciocínio cuja conclusão se efetiva a partir de alternativas ou premissas contraditórias e mutuamente excludentes. Etimologia (origem da palavra dilema). Do grego díllema.
Dilema é uma situação, normalmente problemática, constituída por duas soluções que são contraditórias entre si, mas ambas aceitáveis. Quando se diz que determinada pessoa está "enfrentando um dilema", significa que está tendo que tomar uma decisão extremamente difícil.
"Dilema moral" refere-se também muitas vezes ao seguinte: 2) Qualquer área temática em que não se sabe o que é moralmente bom ou certo, se é que algo o é. Por exemplo, quando se pergunta se o aborto é de algum modo imoral, podemos chamar ao tópico "o dilema moral do aborto".
Na linguagem do dia-a-dia, entende-se por dilema qualquer problema que se possa resolver através de duas soluções, mas em que nenhuma das duas é completamente aceitável ou, caso contrário, em que as duas sejam igualmente aceitáveis. ... O dilema pode surgir por diversas questões: profissionais, morais, etc.
Dilemas são momentos nos quais há hesitação ou inquietação quanto as nossas decisões. Se, por exemplo, alguém experimenta uma demanda moral para agir de determinada maneira, mas possui interesses contrários a essa ação, muitos filósofos diriam que esse não é um dilema genuinamente moral. ...
Dilemas morais, como a escolha de Sofia, são situações nas quais nenhuma solução é satisfatória. São encruzilhadas que desafiam todos que tentam criar regras para decidir o que é certo e o que é errado, de juristas a filósofos que estudam a moral.