Mosaico é uma arte feita com pequenos pedaços de materiais como vidro, azulejo e pedra, chamados "tesselas", que são minuciosamente encaixados para formar desenhos.
Em genética, chama-se mosaico a um indivíduo com dois materiais genéticos distintos, porém provenientes do mesmo zigoto. Geralmente, esse distúrbio - o mosaicismo - ocorre como uma variação no número de cromossomos nas células do corpo.
Mosaico é uma forma de arte que envolve a montagem de pequenos pedaços de rocha, concha, azulejo ou vidro juntos para criar um padrão que pode ser abstrato ou representacional. É uma arte milenar que remete à época greco-romana, na qual teve o seu apogeu.
1 miscelânea, mistura, misturada, salada, aglomerado, agregação, agrupamento, concentração, reunião, união. Processo de criar mosaicos: 2 mosaicismo.
Os mosaicos semirregulares ou mosaicos Arquimedianos são tesselações do plano lado a lado formadas por cópias congruentes de dois ou mais tipos de polígonos regulares convexos com lados congruentes e tais que em cada vértice concorre o mesmo número de polígonos e na mesma ordem.
O mosaicismo acontece quando uma mutação acontece em uma célula do embrião, geralmente a perda ou a duplicação de um cromossomo, o que faz com que a pessoa desenvolva o seu organismo com 2 tipos de células, e 2 tipos de material genético.
O mosaicismo ocorre quando um indivíduo apresenta dois materiais genéticos distintos. Geralmente, esse distúrbio acontece como uma variação no número de cromossomos nas células do organismo.
O registro mais antigo da data de mosaicos feitos foi em 3.500 a.C., na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. O "Estandarte de Ur" compõe-se de dois painéis retangulares de 55 cm, feitos de arenito avermelhado e lápis-lazúli.
O mosaico surgiu na época greco-romana, onde era usado na decoração de pavimentos e paredes. A principal característica do mosaico é a colocação de tesselas, pequenos fragmentos de pedras, às vezes semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre uma superfície.