A cardiologia intervencionista é uma subespecialidade médica que trata doenças cardiovasculares por meio de técnicas de cateterismo.
Os procedimentos intervencionistas são divididos em três categorias: biópsias, localizações e punções. As biópsias são realizadas para diagnóstico de doenças, lesões e/ou alterações orgânicas, desde as mais simples até as mais complexas.
A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica que utiliza a radiologia não apenas para o diagnóstico, mas também para o tratamento de várias doenças através da associação de princípios clínicos e cirúrgicos.
A Radiologia Intervencionista utiliza os Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia, entre outras modalidades de diagnósticos por imagem para obter imagens que são utilizadas para direcionar instrumentos intervencionistas por várias regiões do corpo.
Após a formação inicial na faculdade de medicina, enquanto um profissional se especializa em cardiologia e cardiologia intervencionista, o outro se especializa em cirurgia geral e depois em cirurgia cardíaca.
A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da cardiologia que abrange um conjunto de procedimentos intervencionista cirúrgicos para estudar a hemodinâmica cardíaca e arterial com a finalidade de efetuar um diagnóstico e tratamento de cardiopatias e arteriopatias.
Capacitação em Radiologia Intervencionista O programa de residência médica em Radiologia Intervencionista normalmente tem duração de dois anos e tem como pré-requisito residência em Radiologia. Após a residência, o profissional estará apto ao título de especialista em Radiologia Intervencionista.
Os exames de raios X ou radiografias fornecem imagens dos ossos e certos órgãos e tecidos. As radiografias são muito boas para detectar problemas ósseos. A radiografia é um exame rápido, fácil de ser realizado e mais barato do que outros exames de imagem.
Os procedimentos normalmente são realizados por via percutânea ou endovascular, por meio de pequenas punções por onde o médico introduz fios, cateteres e drenos até o local desejado a fim de realizar um tratamento especifico em diversas partes do corpo, usando métodos de imagem como raios-x, tomografia computadorizada, ...
Remuneração do Médico Cardiologista No Brasil, o Médico Cardiologista recebe um salário médio de R$ 5.977,19 para uma jornada de trabalho de 22 horas semanais.