Essa forma de desenvolvimento se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Ou seja, tudo que dá estrutura e apoio às ações do usuário da máquina é chamado de back-end.
O desenvolvedor de front-end toma o design elaborado e o transforma em algo funcional por meio das linguagens usadas nessa área. O desenvolvedor de back-end, por sua vez, atua na parte dos sistemas e garante que esteja tudo devidamente certo com o servidor.
Como o próprio nome sugere, é um trabalho de bastidores. Além de envolver linguagens de programação distintas do desenvolvimento front-end, aqui também são envolvidos bancos de dados, responsáveis por processar as informações recebidas pelo front-end.
Nesse contexto, o desenvolvedor back-end é o profissional responsável por planejar, construir, implementar e, principalmente, manter a estrutura tecnológica funcionando corretamente.
O Back-End é exatamente o oposto do Front-End. ... No Back-End é onde os dados são tratados, e onde são feitas as requisições para o banco de dados para inserir, ler, arquivar esses dados, sendo ele a camada de trás da aplicação.
Como o nome sugere, o desenvolvedor back-end trabalha na parte de "trás" da aplicação. Ele é o responsável, em termos gerais, pela implementação da regra de negócio. Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação.
De acordo com algumas fontes, a diferença é tão pequena quanto 1%, enquanto outras fontes (como Glassdoor) sugerem que os engenheiros de retaguarda podem ganhar até 25% mais do que desenvolvedores front-end! Há definitivamente um padrão que sugere que o desenvolvimento de software back end vem com salários mais altos.
O que é front-end? O front-end é, de forma sucinta, toda parte visual de um site — a parte com a qual o usuário interage diretamente. O profissional responsável por trabalhar nessa área de um projeto desenvolve código para a interface gráfica, normalmente por meio de linguagens como HTML, CSS e JavaScript.
O desenvolvedor back end trabalha com o lado servidor da aplicação, sendo o responsável por tudo o que acontece por trás da tela. Ele é o responsável por desenvolver os códigos que passarão as instruções para a aplicação, para que os usuários possam acessar a interface e cumprir as solicitações desejadas.
O Back-End é exatamente o oposto do Front-End. ... No Back-End é onde os dados são tratados, e onde são feitas as requisições para o banco de dados para inserir, ler, arquivar esses dados, sendo ele a camada de trás da aplicação.