Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
Embaré, em tupi-guarani, significa barriguda, que por sua vez, é o nome popular de uma paineira da família Bombacácea, de tronco grosso e ventrudo, pela grande quantidade de água que armazena.
Tranca Rua é um Exú de linha de frente, subordinado a Ogum. ... Tranca Ruas é um dos principais guardiões da Umbanda / Quimbanda. Ele merece e tem que ser respeitado como tal, ele é o caminho dentro da Religião, assim como todos os Exús e Pomba Giras, para que seja retirado todo o mal e maledicências de quem é merecedor.
Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.
Não existe um Exu que seja apenas Tranca Ruas, essa é apenas a falange dele que sustenta os trabalhadores desse tipo de atuação.
Santos Embaré é um conhecido bairro nobre da cidade de Santos. Localiza-se próximo ao Boqueirão, Aparecida e Macuco, mais especificamente no quadrilátero das Avenidas Bartolomeu de Gusmão, Affonso Penna, Siqueira Campos e Almirante Cochrane.
O Exu Tranca Rua é um orixá cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.
Como rei e majestade, recebe suas oferendas em locais específicos ou através do oráculo Ngombo (Oráculo dos Ossos) sob qual senhor Tranca-Ruas também é conhecedor. Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas.