O nome Betel significa "Casa de El". A história de fundação deste santuário está associada a Jacó, que, por sua vez, passa a ser chamado de "Israel".
Betel (em hebraico: בית אל; romaniz.: Bêṯ-ʼĒl , lit. "Casa de Deus") foi uma cidade cananeia situada entre Efraim e Judeia, no sítio da atual vila de Beitin, na encosta das montanhas efraimitas.
Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "casa de Deus". É uma cidade bíblica situada a norte de Jerusalém, que era um lugar de elevada importância para os israelitas, onde prestavam culto a Deus. Na Bíblia, a origem desta cidade é explicada em Gênesis 28:17-19: Teve medo e disse: "Temível é este lugar!
Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.
Os primeiros dias do Reino do Norte em Israel, que foi governado na cidade de Tersa, ao norte de Samaria, se deram no período entre o final do Ferro I (1037-913 a.C.) e os primeiros anos do Ferro II (866-760 a.C.).
Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "casa de Deus". É uma cidade bíblica situada a norte de Jerusalém, que era um lugar de elevada importância para os israelitas, onde prestavam culto a Deus.