A traqueostomia é um pequeno orifício que é feito na garganta, sobre a região da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões.
Conheça os cuidados de enfermagem ao paciente traqueostomizado
A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).
A realização da traqueostomia esteve associada a pior prognóstico com sobrevida mediana de 152 dias, com taxas de sobrevida estimadas pelo método de Kaplan-Meier de 42,5% em um ano e 29.1% em 5 anos.
O que é Gastrostomia (GTT)? Os candidatos a este procedimento são os pacientes com várias patologias que impedem a ingestão de dieta pela via oral ou sonda por tempo prolongado, necessitando, desta forma, da construção cirúrgica de uma passagem diretamente para o estômago.
Durante a aspiração, deve-se pinçar a sonda no momento de introduzi-la na traqueostomia ou vias aéreas, sem fazer sucção até a introdução do cateter na altura desejada2, em seguida soltar o látex e retirar a sonda, succionando as secreções com movimentos rotacionais1,3,4,5, para evitar danos à parede traqueal e reduzir ...
O processo para retirada da cânula de traqueostomia é conhecido como decanulação e pode ser realizado tanto nas UTIs quando nas enfermarias e ambulatórios( 14.