Os nomes "WPA-Personal", "WPA-PSK" e "WPA-Enterprise" dizem respeito ao funcionamento do sistema de autenticação, enquanto o "WPA" e o "WPA2" dizem respeito ao algoritmo de encriptação usado (RC4 ou AES).
O WPA2 é um protocolo de certificação que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), sistema de encriptação mais seguro e mais pesado do que o WPA original. ... Essa é a principal diferença entre o anterior WPA para o sistema finalizado WPA2.
WPA2: Wi-Fi Protected Acces II O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade.
Se o dispositivo Apple exibir um aviso de privacidade ou um aviso de segurança fraca sobre uma rede Wi-Fi, talvez essa rede exponha informações do dispositivo. A Apple recomenda que você estabeleça conexão com redes Wi-Fi que atendam ou excedam os padrões de segurança descritos neste artigo.
Os roteadores WiFi suportam uma variedade de protocolos de segurança para proteger redes sem fio: WEP, WPA e WPA2. No entanto, o WPA2 é o protocolo recomendado, melhor do que o seu antecessor WPA (Wi-Fi Protected Access).
Acesso WiFi Protegido (WPA) ... É uma tecnologia desenvolvida para proteger o acesso à Internet para redes Wi-Fi. Antes disso, o WEP ou Wired Equivalency Privacy era a única tecnologia de segurança disponível, mas foi posteriormente atualizada, já que seus recursos de autenticação e criptografia eram fracos.
A principal diferença entre os dois é que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptação usado no WEP) e garante a segurança da conexão através da troca periódica da chave de encriptação (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptação mais seguro e também mais pesado.
O WPA funciona a partir de uma chave secreta contendo entre bits conhecida como PMK, ou Chave Mestra Dupla, que gera uma PTK, ou Chave Transiente de Dupla (do inglês "Pairwise Transient Key"), a partir de alguns parâmetros obtidos durante a conexão, sendo compartilhada entre o computador e o ponto de acesso.
Como melhorar a segurança da rede Wi-Fi da sua casa ou empresa