Pode-se entender como 'ocupação' o lugar de um indivíduo na divisão social e técnica do trabalho. Tal divisão classifica e hierarquiza os indivíduos, o que envolve aspectos subjetivos e identitários. Nesse sentido, se está falando de categorias ocupacionais.
Profissão está relacionada às atividades exercidas por um profissional, habilitado por um órgão legal competente. Ex. médico, engenheiro, eletricista, professor, educador físico etc. Ocupação diz respeito ao trabalho do dia-a-dia, as suas atribuições.
Ocupação principal é a atividade em maior atenção é empregada, sendo a maior ou mais relevante entre as ocupações da pessoa. Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar como cantora e regularmente fazer uns trabalhos paralelos como dubladora. Mas considera a sua ocupação principal a de cantora.
O item "Natureza da ocupação" refere-se à condição mais ampla em função da qual o contribuinte está inserido no mercado de trabalho, daí a existência de opções como "Empregado de empresa do setor privado", "Profissional liberal" ou "Bolsista".
Desse modo, os tipos de ocupação, portanto, estão relacionados à propriedade da terra: pública, capitalista, de organizações não governamentais; às formas de organização das famílias e aos tipos de experiências que constroem.
Tipo de edificação
profissão trata-se de uma especialização profissional em um determinado assunto, enquanto função se resume no fim ou propósito da pessoa naquele momento.
Ex. uma especialidade médica, como endocrinologista, urologista, são ocupações possíveis para um médico; engenheiro civil ou de materiais são ocupações possíveis para um engenheiro; personal trainer, professor de musculação, preparador físico são ocupações possíveis para um bacharel em Educador Físico.
Os códigos de natureza da ocupação 61 ou 62 não exigem o preenchimento da ocupação principal, mas no seu caso, preencha, tendo em vista que exerceu trabalho remunerado de outra natureza. Para a definição da ocupação principal, coloque aquela correspondente, dentre os códigos existentes, ao seu emprego formal.
Atividades de prestação de serviços: na lista de atividades MEI, profissionais como fotógrafo, cabeleireiros, manicures, profissionais de marketing etc. se encaixam; Atividades de comércio: estão ligadas à venda de alimentos, materiais de decoração e vestuário.